terça-feira, 30 de novembro de 2010

Educação Ambiental

Fonte: WWF-Brasil - Mundo. In:  http://www.youtube.com/watch?v=Z9N1FX0Bmn4&feature=related

O que é?
Educação ambiental se refere à transmissão do conhecimento em relação ao meio ambiente, e trata principalmente a idéia de preservação e conservação dos seus recursos. Devido aos grandes prejuízos que ação humana trouxe ao ambiente, gerando inúmeras catástrofes naturais, houve a necessidade de repensar os costumes e hábitos humanos que prejudicam o meio natural.
Dessa forma, a educação ambiental incorpora fortemente a proposta de sustentabilidade, ou seja, incentiva o uso dos recursos da natureza de forma consciente, de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas, para que as gerações futuras possam também utilizar desses recursos naturais.
Segundo a Embrapa Meio Ambiente (2010), “um dos principais objetivos da Educação Ambiental (EA) consiste em contribuir para a compreensão da complexidade do ambiente em suas dimensões ecológicas, econômicas, sociais, culturais, políticas, éticas e tecnológicas, de maneira a sensibilizar a coletividade quanto a importância de sua organização e participação na defesa de todas as formas de vida.”

Fonte: http://www.portaldosformadores.com/?p=147


Princípios da Educação Ambiental (EMBRAPA)

1) A Educação é direito de todos; somos todos aprendizes e educadores.

2) A Educação Ambiental deve ter como base o pensamento crítico e inovador, promovendo a transformação da sociedade.

3) A Educação Ambiental é individual e coletiva. Tem o propósito de formar cidadãos com consciência local e planetária.

4) A Educação Ambiental não é neutra, mas ideológica. É um ato político.

5) A Educação Ambiental deve envolver uma perspectiva holística, enfocando a relação entre o ser humano, a natureza e o universo de forma interdisciplinar.

6) A Educação Ambiental deve estimular a solidariedade, a igualdade e o respeito aos direitos humanos, valendo-se de estratégias democráticas.

7) A Educação Ambiental deve tratar as questões globais críticas, suas causas e inter-relações em uma perspectiva sistêmica, em seu contexto social e histórico.

8) A Educação Ambiental deve facilitar a cooperação mútua e eqüitativa nos processos de decisão, em todos os níveis e etapas.

9) A Educação Ambiental deve recuperar, reconhecer, respeitar, refletir e utilizar a história indígena e culturas locais, assim como promover a diversidade cultural, lingüística e ecológica.

10) A Educação Ambiental deve estimular e potencializar o poder das diversas populações, promovendo oportunidades para as mudanças democráticas de base que estimulem os setores populares da sociedade.

11) A Educação Ambiental valoriza as diferentes formas de conhecimento. Este é diversificado, acumulado e produzido socialmente.



Fonte: http://www.portaldosformadores.com/?p=147



12) A Educação Ambiental deve ser planejada para capacitar as pessoas a trabalharem conflitos de maneira justa e humana.

13) A Educação Ambiental deve promover a cooperação e o diálogo entre os indivíduos e instituições com a finalidade de criar novos modos de vida, baseados em atender às necessidades básicas de todos os indivíduos.

14) A Educação Ambiental deve integrar conhecimentos, aptidões, valores, atitudes e ações.

15) A Educação Ambiental deve ajudar a desenvolver uma consciência ética sobre todas as formas de vida com as quais compartilhamos este planeta, respeitar seus ciclos vitais e impor limites à exploração dessas formas de vida pelos seres humanos.

Fonte: BRASIL. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). 2010. Disponível em: http://www.cnpma.embrapa.br/provejetos/index.php3?sec=eduam:::99. Acesso em: 20 de novembro de 2010.

Um comentário:

  1. Extremamente interessante o vídeo e o post, uma boa iniciativa didática para ensino!

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