terça-feira, 30 de novembro de 2010

Horta

Fonte: http://cecaneunb.wordpress.com/2010/10/14/a-horta-2/

A horta pode ser trabalhada em todos os aspectos educacionais. É importante que o aluno seja incentivado a valorizar a horta e que aprenda também a consumir as hortaliças produzidas. Os estudantes podem aprender a prepará-las de forma criativa e ser informado sobre seu valor nutritivo, ao participar do seu preparo, demonstrando satisfação ao consumir o que ajudou a cultivar. A existência de hortas nas escolas é importante para enriquecer a alimentação, ajudar na mudança de hábitos alimentares, e despertar o interesse dos alunos pela natureza.
Ao trabalhar com a horta escolar, vários objetivos podem ser atingidos como:
§  Melhorar a educação dos escolares mediante uma aprendizagem ativa e integrada a um plano de estudos de conhecimentos teóricos e práticos sobre diversos conteúdos;
§  Produzir verduras e legumes frescos e de baixo custo, enriquecendo nutricionalmente alimentação escolar (Para isso basta que as hortaliças sejam plantadas e cuidadas com carinho e dedicação);
§  Proporcionar aos escolares experiências de práticas ecológicas para a produção de alimentos, de tal forma, que possam transmiti-las a seus familiares e, conseqüentemente, aplicá-las em hortas caseiras ou comunitárias;
§  Melhorar a nutrição dos escolares complementando os programas de alimentação escolar com alimentos frescos, ricos em vitaminas, minerais e fibras alimentares e sem contaminação por agrotóxicos.

Toda a comunidade escolar pode contribuir com a horta. Essas pessoas são necessárias e desempenham importante função na implementação, conservação, e manutenção da horta. Vale ressaltar que, no período de recesso e férias escolares, a comunidade do entorno da escola (pais de alunos e professores) poderá disponibilizar um tempo a fim de cuidar da horta, para que essa não acabe durante esse período. Quanto maior for o envolvimento da comunidade, maior será seu comprometimento com a qualidade e permanência da horta na escola. Por este motivo, é fundamental que se convide toda a comunidade escolar para participar das atividades que envolvem a horta, para que esses se sensibilizem e sintam-se responsáveis pela manutenção da horta na escola. Promover a participação dessas pessoas, por exemplo: na celebração do plantio do primeiro canteiro; na realização da festa da colheita, entre outras ações.
A horta, como estratégia de aprendizagem, propicia que os alunos construam conhecimentos e habilidades que lhes permitam produzir, descobrir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada, saudável e segura, contribuindo com a inserção de mais legumes e verduras na alimentação escolar e familiar.

COMO FAZER UMA HORTA DOMÉSTICA
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=fvMDnexhPfg&playnext=1&list=PL99348D7B1D82590C&index=2
Indicação de Leitura: CAPRA, F. Alfabetização Ecológica: o desafio para a educação do século 21. In: TRIGUEIRO, A. (coord.).  Meio Ambiente no século XXI. Rio de Janeiro: Sextane, 2003.







          
 Fonte: http://www.amecampos.org.br/Noticias/ver-not.asp?
Id_not=80&Assunto=12+de+outubro+-+Dia+da+leitura

Fonte: 

Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar – CECANE. A horta. 2010. Disponível em: http://cecaneunb.wordpress.com/2010/10/14/a-horta-2/. Acesso em: 17 de novembro de 2010.
Mapeamento do processo: implantação e implementação do projeto Educando com a Horta Escolar. 2010
Caderno Educação: Educando com a Horta. MEC 2007
Caderno 2: Orientações para Implantação e Implementação da Horta Escolar. MEC. 2007



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